Colunas

Quando é que precisam ser substituídos?Quando notar falta de clareza, som “abafado”, “arranhar” ou silêncio total, significa que podem ter rasgos no cone ou na suspensão, cabos soltos ou danificados ou problemas de conexão. Se existir algum curto-circuito, no rádio ou nas colunas, podem causar danos entre si. Quanto tempo duram?Não existe um número exato, existem fatores que podem determinar a vida útil - como são utilizados, qualidade de fabrico e fatores climáticos, porque se o clima for quente, poderá deformar ou secar os componentes, num clima chuvoso a humidade também vai ajudar a degradar. Porque é que as originais duram menos?Porque têm uma qualidade com especificações mais baixas, para serem mais económicas. 
Como podem durar mais?Numa instalação correta é imprescindível ter os terminais isolados e fixos, além dos suportes adaptadores indicados - não recomendamos em MDF, porque degrada facilmente com a humidade. O tratamento acústico/ térmico das portas é fundamental, porque vai ajudar a aumentar a durabilidade e ainda melhora muito a acústica.

Só trabalhamos com adaptadores de colunas em plástico

Porque são duráveis e resistentes à água. Podem ser em o ABS, PVC ou em materiais compósitos. Existem muitos modelos tendo em conta o ano e modelo do automóvel. 

Há quem use MDF, porque é barato e desenrasca, mas como fica exposto a condições climáticas como água e humidade, irá degradar ou deformar. O barata sai caro e a diferença de preço não é assim tão grande, e é preciso contar com a ferramenta ou equipamento de corte, mas acima de tudo com o tempo que significa mão de obra. Mas Luís, tantos usam o MDF e por vezes com tratamento. E dai? Não significa que seja o correto.  O MDF hidrófugo, ou seja, com tratamento, é mais resistente à humidade em comparação com o MDF não tratado, mas não é à prova d’água. Se o MDF inchar pode forçar o altifalante contra a quartela e danificar a coluna e criar bolor, tenham atenção às garantias dos automóveis. Se pretendes trocar de colunas fala connosco.