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Se perguntarmos a qualquer pessoa, se um espaço de trabalho organizado, limpo e disponível é fundamental para aumentar a eficácia e rentabilidade das oficinas? Claro que vão responder que sim, nem precisam ter uma oficina para saber disso, mas a verdade é que ainda existem muitas oficinas que não apresentam a melhor imagem e estão cheias de automóveis parados há muito tempo.
Os principais motivos da sobrelotação ainda são a dificuldade em dizer não, quando é necessário, e a resistência à mudança, mesmo que seja para melhor, por isso é preciso insistir na informação para ajudar a vencer os medos. Toda a informação fundamental, que ainda não foi adquirida, também leva à falta de competências, desvalorização da necessidade de aquisição de equipamentos e de stock essencial. Os custos para adquirir conhecimento e equipamento, também devem ser calculados no valor do serviço, senão as empresas não se valorizam, nem serão valorizadas. Um bom serviço, até acaba por sair mais barato para o cliente, do que ter o automóvel parado. Outros fatores, que levam à acumulação de automóveis nas oficinas, são os atrasos na negociação de seguros, a crise dos componentes e falta de peças, um projeto de um automóvel pessoal por tempo indeterminado, automóveis abandonados pelo proprietário por falta de dinheiro ou para manter estacionado à custa da oficina. Seja qual for o motivo da sobrelotação, não representa valor para o negócio, mas sim, perdas e consequências negativas, como a desmotivação que baixa a produtividade dos trabalhadores, o tempo que se perde com esses automóveis e a necessidade de espaço. Estas perdas, normalmente não são cobradas, mas é preciso ter em consideração as elevadas obrigações fiscais, o aumento dos ordenados e das rendas. Além disso, é importante lembrar que os automóveis parados, ficam à responsabilidade das oficinas e o proprietário ainda pode reclamar se o automóvel ficar danificado ou com problemas de conservação.
Não estamos apenas a falar de uma oficina cheia, mas sim da má reputação que se reflete na desorganização, falta de planeamento e de autoconfiança, que resulta na perda de clientes ou dificuldade em captar novos, logo no primeiro impacto visual, além de diminuir a confiança, devido ao óbvio incumprimento de prazos.
O agora e os automóveis.
no ramo automóvel.
Conflitos evitáveis.
A devida importância da instalação.
Desde a fábrica até aos nossos testes.