Reprodução fiel do som
emoções e Sensações com a reprodução fiel do som
Sabias que no teu automóvel, podes ter a melhor experiencia com as tuas emoções, através da música e outros áudios que escolhes? Para isso, dependemos, da qualidade e capacidade, tanto da gravação como do sistema de som usado para reproduzi-la.
É aqui que nós entramos. Afinal, o que é a reprodução fiel do som? É a transmissão de todas as nuances da música, desde as notas de piano delicadas e suaves, até às batidas rítmicas e energéticas de uma bateria, ou seja, é a capacidade de reproduzir com a maior precisão possível os sons da gravação, sem adicionar ou retirar nenhum detalhe sonoro.
Sabes qual é a sensação? É a de estar presente num ambiente novo e emocionante ou num concerto ao vivo, a sentir as presenças de cada som. Estou feliz, porque estamos a encontrar cada vez mais amantes do prazer auditivo, que procuram novas formas de amplificar e enriquecer suas experiências sonoras.
SONS AGUDOS, MÉDIOS E GRAVES
Há quem tenha a ilusão que uma coluna é capaz de reproduzir os sons todos, mas não é assim. Qualquer sistema de som completo, tem 3 tipos de sons: os agudos, os médios e os graves. Os agudos são os sons finos, vamos chamar assim, vou dar o exemplo de um sino, uma flauta ou um violino, que são reproduzidos pelos tweeters. Os sons graves são os sons mais grossos, como os de um baixo, um contrabaixo ou um tambor como o surdo, que são reproduzidos pelo subwoofer. No entanto os sons médios, são os que estão neste intervalo e são reproduzidos pelo woofer. Aqui temos um sistema de som básico. Para alcançar uma reprodução fiel de som, precisamos de isolamento acústico, o amplificador DSP afinado com o devido equipamento e conhecimento, por isso acompanhamos o instalador até ao fim.
A verdade sobre as potências
Muitas vezes nos dizem: "quero umas colunas com uns 500w ou um amplificador com uns 1000w, 3000w..." A primeira coisa a fazer é identificar que Watts são esses, se é em potência Nominal, RMS, Máximo ou Pico. Atenção, na publicidade e nas caixas os números elevados são mais destacados, como estratégia de marketing para dar a entender que é tudo muito poderoso e aliciar a compra impulsiva. É preferível falarmos sobre Watts em RMS ou potência nominal, porque são valores em que o equipamento de áudio consegue trabalhar sem problemas, e claro, que são bem mais baixos. No caso dos Watts em Pico significa, que foi testado num curto espaço de tempo, dai o pico, e se for mantido e faz PUM! Queima! Para ter um bom sistema de som, não precisamos de milhares de watts! Precisamos que os equipamentos sejam os indicados para o caso, conjuguem uns com os outros e a instalação seja feita com o devido profissionalismo.
Que sensações físicas podemos ter com a reprodução fiel do som?
No teu automóvel, a reprodução fiel do som pode te dar a sensação de estar presente num novo ambiente ou num concerto ao vivo, a sentir as presenças de cada som. O prazer e as respostas emocionais, em relação aos sons e à música, podem ser variadas e acompanhadas por sensações físicas, como:
- arrepios, formigamento, aperto no peito, vibrações, mudança de temperatura, alteração da frequência cárdica...
As sensações podem variar de pessoa para pessoa, dependendo de suas experiências, preferências musicais e capacidades sensoriais, neste caso, capacidade para ter prazer auditivo.
Enriquece as tuas experiências sonoras no teu automóvel. Até já!
Vive as emoções sensoriais auditivas. Elas são acionadas por músicas, sons ou ruídos específicos:
Medo ou suspense: explosão, trovão, efeitos sonoros assustadores ou notas dissonantes.
Alegria: música animada e ritmada pode trazer uma sensação de felicidade e entusiasmo.
Tristeza e melancolia: música que traz lembranças de um momento doloroso, mais lenta.
Relaxamento, tranquilidade e calma: sons suaves, melódicos ou da natureza, como o som das ondas do mar ou o canto de pássaros.
Energia: uma batida rítmica e acelerada pode aumentar a energia e dar uma sensação de vigor e motivação.
Excitação: sons fortes e intensos, como tambores ou instrumentos de sopro, podem causar uma sensação de emoção e empolgação.
Nostalgia: certas músicas têm o poder de despertar memórias, trazendo uma sensação de saudade.
Amor e romance: canções românticas podem evocar sentimentos de amor e conexão emocional.
Inspiração: melodias inspiradoras e letras motivacionais podem criar uma sensação de inspiração e superação.
Irritação: um som repetitivo ou estridente.
Fascínio: sons de instrumentos musicais incomuns ou de vozes raras.
Empatia: a música pode ajudar as pessoas a se conectar emocionalmente com os outros, cria uma sensação de compreensão.
Essas emoções são geralmente desencadeadas de forma automática e involuntária, mas podem ser influenciadas pela experiência pessoal e cultural de cada pessoa.
Vive a experiência da reprodução fiel do som no teu automóvel e sente tudo com a merecida qualidade.
Por que nos procuram para melhorar o áudio do automóvel?
1º Muitas pessoas pretendem apenas trocar de altifalantes, porque não atribuem grande valor à reprodução fiel do som, normalmente por falta de boas experiencias auditivas ou não sabem que é possível. Não nos podemos esquecer que existem altifalantes de baixa qualidade por todo o lado, como acontece nas televisões, telemóveis, auscultadores básicos, colunas de computadores e até nos automóveis. Normalmente têm altifalantes de baixa qualidade e nem tem capacidade para reproduzir os sons todos, especialmente os graves, que são fundamentais para realçar e preencher a música ou reproduzir certos sons.
2º Os amantes do prazer sonoro, já nos procuram para criar uma sistema de qualidade de som e adaptado a certas características do utilizador, como o género musical. Normalmente são apaixonados por música e muitas vezes até trabalham com música e outros sons, como os bailarinos, cantores, músicos, produtores, engenheiros de som, promotores culturais, professores, terapeutas, locutores de rádio... Enfim...
3º Melhorar o sistema de som, porque valoriza o automóvel comercialmente. A música é uma arte que ouve-se no mundo inteiro.
4º Pessoas com limitações auditivas que precisam de ajuste do sistema de som para compensar. Neste caso, por vezes nem o utilizador percebe ou reconhece que tem esta alteração auditiva. Na realidade não ouvimos todos da mesma maneira, mas há casos mais acentuados.
5º A utilização do automóvel faz parte da rotina e existem patologias e condições, pessoais ou de familiares, em que a música ou outros sons podem auxiliar no tratamento, como por exemplo:
Transtornos como ansiedade, depressão, stress pós-traumático (TEPT) e do humor, para aumentar o relaxamento e bem-estar emocional.
Transtornos do desenvolvimento, vou dar o exemplo do espectro do autismo ou síndrome de Down, porque pode estimular a comunicação, a coordenação motora, a interação social e a expressão emocional.
Distúrbios neurológicos, como Alzheimer, Parkinson ou esclerose múltipla, para ajudar a melhorar a memória, a cognição, a coordenação motora e a qualidade de vida.
Na reabilitação física, a música pode ser usada para ajudar na recuperação de lesões musculares, na melhora do equilíbrio e da coordenação motora, bem como na redução da dor.
Transtornos de comunicação, como distúrbios da fala e da linguagem, como a gagueira e a afasia. A música pode facilitar a expressão verbal, a pronúncia correta das palavras e a capacidade de compreensão.
Reduzir o stress e aliviar a dor física e emocional. Ela pode ser usada em contextos clínicos, para ajudar a promover o relaxamento e aumentar o conforto dos pacientes.
O que precisamos saber antes de fazer a instalação?
Qual é o ano e modelo do automóvel?
Quais são os gêneros musicais preferidos do utilizador?